5 dicas para economizar nas compras no mercado

Por Redação IQ 360

economizar-mercado

Ir ao supermercado pode ser uma verdadeira tentação para os olhos e o paladar. Nos últimos anos, até as maiores redes começaram a investir em um ambiente mais agradável, propício para que o cliente permaneça por ali mais do que previa inicialmente. Alguns até incluíram cafeterias ou lanchonetes no interior da loja.
Se você costuma se encantar com as promoções e adora descobrir novidades, fique atento. As chances de aumentar o valor da conta no caixa são cada vez maiores.
E mesmo para quem está acostumado a entrar no mercado só para comprar um item que ficou faltando no dia anterior, é bom ficar atendo às dicas dos especialistas para fugir das tentações deliciosas.

Não saia de casa sem uma lista

Para poupar, é necessário se programar, sempre. No supermercado, não é diferente. Antes de sair de casa, verifique o que realmente está faltando, faça uma lista organizando os itens por categoria: higiene, material de limpeza, hortifruti, açougue, frios, padaria. Estipule um valor máximo para gastar. Ao chegar ao estabelecimento tente percorrer apenas os corredores que contêm os produtos enumerados por você.

Sem pressa e sem fome

Fazer compras pouco antes do almoço ou da janta é um risco que, a longo prazo, pode levar o seu orçamento à falência. E quem tem fome, tem pressa. Ou seja, você vai acabar levando mais produtos do que estava planejando e itens mais caros do que se tivesse um tempo maior para pesquisar e comparar as marcas e os preços. Escolha um horário intermediário ou faça um pequeno lanche antes de entrar na loja.

Promoções tentadoras

As promoções merecem uma atenção extra. Não é raro encontrar produtos que estão quase no limite da validade a preços mais atrativos. Fique sempre de olho na qualidade. Se você vai consumi-lo no mesmo dia, não tem problema. Mas se não tem certeza, melhor deixar o produto.
Muitos estabelecimentos também fazem a venda casada: o famoso leve 3 e pague 2. Nesses casos, compare o tamanho do produto e veja se vale mesmo a pena. Às vezes é melhor pagar um pouco mais e levar dois produtos de outra marca que vão durar muito mais do que aqueles três da promoção.

Engradados valem a pena

Ainda em termos de promoção, o que realmente vale a pena são os fardos ou engradados de leite ou água, por exemplo. Nisso, você não vai precisar ficar toda hora voltando ao mercado para comprar uma caixa ou uma garrafa por vez e correr o risco de gastar com outro produto que nem queria.

Produtos em destaque

É muito comum encontrarmos produtos destacados pelo supermercado, com um preço chamativo, como se fosse uma grande promoção. Às vezes, esse produto realmente está mais barato hoje do que no dia anterior. Mas se você não faz questão de levar exatamente aquela marca, é melhor ir à prateleira e comparar os preços. É bem provável que você encontre um pacote de café ou de sabão em pó mais barato do que aquele.
Fique de olho em tudo e não se deixe levar pelas artimanhas dos comerciantes!